retrofit_e_reforma.jpg

Até pouco tempo se alguém dissesse que era possível renovar o ambiente sem a necessidade de uma reforma, ninguém acreditaria. O avanço da tecnologia em relação aos materiais para arquitetura fez surgir produtos inovadores que garantem praticidade, rapidez e beleza aos projetos.

Um exemplo disso são os revestimentos vinílicos, peças autoadesivas que podem ser aplicadas em qualquer superfície como teto, parede, azulejos, pisos, computadores e etc.

Renove o ambiente de forma simples e rápida

Como possuem diversas opções de estampas, esses produtos são indicados para dar um toque especial a qualquer superfície que tenha (ou não) algum tipo de revestimento aplicado, proporcionando um ar de renovação no espaço de forma instantânea.

Por serem totalmente flexíveis, esses produtos podem ser instalados em cantos curvos ou retos com excelente absorção e um belo efeito visual. Para um resultado final satisfatório é preciso aplicá-lo em uma superfície limpa e regular, sem vestígio de poeira.

cta_horizontal_plenejamento_projetos_arquitetonicos

Revestimento vinílico e seus diferenciais: comparando com outras alternativas

Embora existam outros produtos usados para decorar e revestir os ambientes, o revestimento vinílico apresenta importantes vantagens quando comparado às demais opções do mercado. Confira abaixo:

  • Papel de parede

Além de não ser aderente em todas as superfícies, como os azulejos, o papel de parede precisa de cola própria para ser fixado. Enquanto isso, no revestimento vinílico basta retirar a camada de proteção do adesivo para fazer a instalação.

Por ser bem mais barato e fácil de aplicar, o papel de parede costumar ser uma ótima opção para uso residencial e por pessoas físicas, principalmente para decoração.

  • Pintura

Dependendo do tipo de tinta utilizada, normalmente, o ambiente fica com cheiro forte e demora para secar, o que acaba tornando o local inutilizado por um período.

Uma alternativa interessante, o revestimento vinílico, por ser um produto antialérgico, que não mancha e tem alta durabilidade, é uma boa opção para substituir a necessidade de pintura. Por serem feitos de PVC, os revestimentos podem ser limpos com pano úmido e um sabão neutro.

A pintura ainda é muito usada tanto no uso residencial quanto profissional, por ser uma prática bem mais disseminada e com um custo menor. Suas vantagens dependem do objetivo final para o produto.

  • Carpete de madeira ou piso laminado

Muito usado hoje em dia, na maioria das vezes, o carpete de madeira ou piso laminado causa muito barulho ao andar e nem sempre são tão resistentes quanto aparentam. A alternativa seria colocar uma manta abaixo do carpete que reduz o barulho. Esse problema já não acontece com o revestimento vinílico, que se posiciona como uma excelente solução de isolamento acústico. Novamente, a escolha deve ser determinada por uma série de fatores, incluindo a quantidade de pessoas e atrito que o piso terá.

  • Fórmica

Esse tipo de material é muito usado em móveis por conta da facilidade de limpeza e elegância ao ambiente. O ponto negativo é que caso o produto seja danificado, é necessário substituir a peça toda para a realização do reparo. Essa é mais uma vantagem do revestimento vinílico. Como o produto se molda com facilidade à superfície, pode-se fazer a substituição apenas de um pedaço do material.

Sem dúvidas, o revestimento vinílico é uma excelente alternativa para muitos projetos. Vale lembrar que o custo costuma ser mais alto e ele é indicado para lugares com muito atrito e possibilidade de desgaste. Na maioria das vezes é importado e sua aplicação deve ser feita por profissionais certificados.

Por isso, analise o tipo de projeto que você tem em mãos e o custo benefício de todas as alternativas existentes no mercado. Use e abuse da criatividade e da tecnologia!