proposta_projeto_arquitetonico.jpg

Quem nunca ouviu do cliente que o orçamento do projeto arquitetônico estava alto demais e seria necessário um bom desconto para fechar o trabalho ou que deixaria para depois?

Essa é uma realidade presente na rotina dos profissionais que trabalham com prestação de serviços, principalmente durante períodos de crise econômica. O cliente sabe que com a consultoria de um arquiteto, por exemplo, seu ambiente vai ficar muito melhor e mais adequado para atender o objetivo. Porém, ele não tem uma necessidade vital de que isso aconteça. E, dessa forma, os projetos arquitetônicos acabam soando como um gasto e não investimento.Para que você não se sinta o “patinho feio” do mercado, fique tranquilo. Esse não é um problema exclusivo dos arquitetos, outras áreas de prestação de serviço passam pelo o mesmo. É o caso, por exemplo, dos profissionais que trabalham com marketing, comunicação e eventos.

A boa notícia é que é possível valorizar seu trabalho. Às vezes, só ao mudar a forma de “embalar” o discurso de venda, o resultado já aparece.

Veja as dicas que preparamos para você vender mais:

1. Destaque os benefícios do seu projeto arquitetônico

Se a reforma ou retrofit forem realizados num ambiente corporativo, apresente para o cliente o ganho de produtividade que ele terá ao repaginar o espaço.

Um projeto bem feito pode declinar a necessidade de locar uma sala maior e isso, com certeza, reduz o custo com um aluguel mais elevado e todo o investimento necessário para equipar o novo local. Faça comparações que estimulem seu cliente a refletir sobre o custo benefício de investir no projeto de arquitetura.

2. Apresente novas opções de materiais

Uma forma de convencer o cliente que você está preocupado em oferecer o melhor custo benefício é ao apresentar um projeto que conte com alternativas sustentáveis e mais econômicas.

Por exemplo, ao invés de sugerir que ele compre móveis e luminárias novas ou troque o piso todo do ambiente, mostre opções de revestimentos modernos e sofisticados. O revestimento vinílico é uma excelente opção para decorar o ambiente, sem gastar muito, e ainda há uma infinidade de estampas e texturas que podem ser escolhidas.

New Call-to-action

3. Invista em práticas sustentáveis

Outra maneira de valorizar seu projeto é utilizando o conceito da arquitetura sustentável. Ao investir em iluminação natural, você pode mostrar ao cliente que ele vai reduzir o valor da conta de energia elétrica, por exemplo. O mesmo pode ser feito se você considerar o uso de películas de proteção solar para controlar o calor. Com certeza, ele também reduzirá o uso do ar condicionado e economizará ainda mais.

A melhor maneira de convencer o cliente que vale a pena contratar o seu serviço é destacando as vantagens que ele terá com a conclusão do projeto. Estude cada caso e invista tempo no planejamento para aprimorar seu discurso de venda.