Top_Supply_Projeto_arquitetonico.jpgSe tem um fato que todos os arquitetos concordam é que não existe nada mais improdutivo do que cliente que decide fazer alterações no projeto depois de aprovado, não é? Afinal, assim que o projeto arquitetônico é validado, na sequência, você já inicia o trabalho de contatos com os fornecedores, busca pelos materiais de arquitetura que serão utilizados, agiliza a contratação da mão de obra e etc.

Diante das mudanças é preciso interromper o processo em andamento, fazer os ajustes e começar um novo cronograma – e quase nunca você será remunerado por isso, certo?

Mas você já parou para pensar que talvez isso esteja acontecendo por conta da falta de alguns cuidados prévios no seu projeto?

New Call-to-action

Isso mesmo, às vezes, na correria para dar conta de entregar todos os jobs, algumas etapas acabam sendo puladas e isso pode gerar retrabalho.

Veja algumas dicas que vão ajudá-lo a otimizar o trabalho no dia a dia e encantar o cliente.

# 1 – Ouça o seu cliente

Muitas vezes, somos tendenciosos no nosso projeto arquitetônico e acabamos agindo de forma a convencer o cliente a aceitar nossas ideias. Claro que ele contratou um profissional porque quer sugestões de alguém que está mais por dentro do mercado e tenha competência para executar um trabalho de alto nível. Porém, é importantíssimo levar em consideração seus desejos e preferências na hora de planejar. Se isso não ocorre, o cliente não ficará satisfeito e acabará sempre solicitando alterações.

# 2 – Alinhe o projeto com os fornecedores

Se você trabalha com a mesma equipe há muito tempo é normal que o trabalho entre na rotina automática e que os processos caminhem “quase sozinhos”, não é? Mas é aí que mora o perigo. Quando a situação fica confortável demais, as falhas começam a aparecer.

Sendo assim, tenha a iniciativa de reunir a equipe antes de cada projeto e passe um briefing detalhado do que ficou decidido e de qual será a responsabilidade de cada um. O mesmo vale para fornecedores de materiais de arquitetura. É fundamental explicar detalhadamente a funcionalidade de cada item, tamanho e estruturado do local e etc.

# 3 – Realize a site survey

Outro ponto essencial para evitar as refações é fazer a site survey ou uma boa vistoria técnica no local. Tire as medidas, verifique as condições da obra, como limpeza e acessibilidade, e busque a explicação técnica de cada produto. Peça ao fornecedor de materiais para arquitetura ir até o local e avaliar se o produto escolhido está apto para ser instalado no ambiente. É fundamental contar com seu conhecimento para escolher a matéria-prima que mais se enquadra em cada ambiente.

# 4 – Trabalhe com os parceiros certos

Por fim, busque fornecedor de materiais de arquitetura que ajam no dia a dia como verdadeiros parceiros de trabalho. O ideal é contar com empresas que estejam antenadas sobre as tendências do setor e possam contribuir com ideias inovadoras, além de alertá-lo sobre os cuidados imprescindíveis para a instalação de qualquer item comprado.

Coloquem em prática essas dicas e depois compartilhe conosco se as refações e ajustes no projeto arquitetônico diminuíram. Acreditamos que sim.

cta_horizontal_plenejamento_projetos_arquitetonicos