TopSupply_Blog.jpgProjetar um ambiente que contemple a circulação de centenas ou milhares de pessoas por dia é um grande desafio para o arquiteto. Afinal, não basta apenas criar um projeto arquitetônico moderno e bonito, acima de tudo ele precisa ser funcional. Imagina, por exemplo, a quantidade de pessoas que circulam por dia nas unidades do Poupatempo. Cada indivíduo que lá está tem uma necessidade específica. Uns precisam renovar a carteira de habilitação, outros tirar o documento de identidade e por aí vai.

Para que o atendimento seja otimizado, eficiente e tenha rápida velocidade, a dinâmica do projeto arquitetônico precisou considerar uma boa estratégia de sinalização e setorização.

A ideia é que ao se orientar pelas placas e cores, o indivíduo seja conduzido automaticamente para a área que deseja, sem ficar perdido e necessitando consultar a todo tempo os agentes do local.

Uma das alternativas do Poupatempo para isso foi recorrer às cores para setorizar suas áreas. Assim, logo que você chega em qualquer unidade encontra um mapa explicativo e consegue realizar sua demanda apenas ao seguir as cores.

Um processo parecido é utilizado nos hospitais. Por receberem diariamente um grande fluxo de pessoas, o ambiente hospitalar precisa ter uma comunicação visual objetiva e intuitiva para facilitar o atendimento dos pacientes. Normalmente, as instituições hospitalares utilizam cores distintas e sinalização como placas de acrílico ou metal para classificarem cada ala. A pediatria, por exemplo, costuma ser reconhecida por tons coloridos, utilização de personagens infantis, brinquedos e etc.

cta_horizontal_plenejamento_projetos_arquitetonicos

Arquitetura e design de interiores: fuja das práticas corriqueiras

Para projetar um ambiente que receba diariamente um alto fluxo de pessoas você vai precisar escolher adequadamente os materiais que serão utilizados para criar a setorização e sinalização do local.

Se a sua ideia é utilizar tintas comuns para caracterizar as diversas áreas, tome cuidado. Embora de imediato esse material atenda a necessidade, com o passar do tempo e grande circulação de pessoas, a tinta acaba desbotando e causando a sensação de envelhecimento e descuido.

Uma ótima sugestão para evitar que isso ocorra é utilizar o revestimento vinílico. Por ser um material de alta durabilidade, fácil instalação e manutenção, o revestimento vinílico é indicado para esse tipo de situação.

Além de deixar o projeto mais sofisticado, ele pode ser limpo ao utilizar apenas um balde com água e um pano. Em casos de danificação, você também não precisa trocar todo o material. Ele permite que somente a parte rasurada seja substituída, o que torna seu custo benefício ainda mais atraente.

Você já utilizou esse material nos seus projetos arquitetônicos? Compartilhe conosco sua experiência.