reforma_ou_retrofit.png

O cliente passou por um processo de fusão com outra empresa e vai precisar adaptar o escritório de acordo com a nova identidade da marca. Isso vai refletir na mudança visual do ambiente em pouco tempo. Porém, esse ambiente é cheio de desvios e curvas na estrutura, ou seja, não é um ambiente muito fácil de ser trabalhado.

Qual a melhor saída: realizar uma reforma ou um projeto de retrofit?

Mas afinal, qual a diferença entre reforma e retrofit?

Normalmente, opta-se pela reforma quando há a necessidade de realizar melhorias no local, sem o compromisso de manter as características anteriores. Por menor que seja, a reforma requer a realização de uma obra, a substituição de itens e, na maioria das vezes, tem um custo “salgado”.

Já o retrofit é usado nos casos em que se deve preservar os aspectos originais do ambiente, porém modernizá-lo, ou ajustá-lo a uma nova identidade. O termo “retro”, do latim, significa “movimentar-se para trás” e “fit”, expressão inglesa, quer dizer “adaptação” ou “ajuste”.

Vantagens e desvantagens do retrofit no projeto arquitetônico

Um dos principais benefícios com o retrofit é a possibilidade de não deixar o ambiente inutilizado por muito tempo. Quando falamos de estabelecimentos como, por exemplo, quartos de hotéis e de hospitais, bancos, restaurantes e lojas, que dependem do funcionamento contínuo para terem rentabilidade, considerar a opção de retrofit é a melhor escolha por conta da flexibilidade e rapidez do projeto.

Além disso, o retrofit favorece a sustentabilidade, já que no projeto arquitetônico, normalmente, são usados materiais reciclados e tecnologias sustentáveis. O custo benefício também é muito vantajoso, pois ao invés de trocar os materiais você pode promover melhorias.

Por exemplo, se a janela está gerando um grande aquecimento de temperatura no ambiente, você pode instalar uma película de proteção solar e reduzir o calor. Já se o elevador é muito antigo, mas funciona bem, você não precisa substituí-lo e gastar um alto valor nesse processo. Opte por envelopá-lo com materiais específicos, que trarão um ar de modernidade e sofisticação.

cta_horizontal_plenejamento_projetos_arquitetonicos

 

Fique de olho!

Um ponto negativo que envolve os projetos de retrofit é a possibilidade de imprevistos que podem surgir por conta de as construções serem antigas, em alguns casos. Se a obra não for bem planejada isso pode ocasionar custos inesperados.

Além disso, também é importante analisar as limitações físicas do local para avaliar se vai precisar de uma mão de obra especializada para a retirada de entulhos e mesmo instalação de produtos e materiais.

No Brasil, o conceito de retrofit ainda está sendo disseminado. Mas vale lembrar que, muitas vezes, é possível substituir a reforma, que gera custos mais altos e desgastes para todos os envolvidos, pela revitalização do ambiente.