projetos_arquitetonicos_crise.jpg

Quando o orçamento cai, logo as despesas consideradas supérfluas são cortadas também, certo? Reformar ou decorar um escritório ou uma residência pode não ser considerado uma prioridade e, com isso, seu projeto arquitetônico acaba sendo postergado. Dessa forma, lá se vai a oportunidade de aumentar o faturamento e contribuir para os projetos do ano.

Porém, se você souber “vender o seu peixe” corretamente, pode obter uma chance de mudar esse cenário e não perder a obra.Quer saber como?

Use a criatividade e recorra ao uso de materiais para arquitetura inovadores na hora de apresentar sua proposta para o cliente. Isso vai ajudar a reduzir o custo do seu projeto e fidelizar o cliente.  

Retrofit: um orçamento que atende o objetivo e que cabe no bolso do cliente

E não é difícil colocar isso em prática. Por exemplo, se a ideia era reformular o ambiente completamente e, para isso, seria preciso realizar uma obra pesada, por que você não opta pelo retrofit?

Essa técnica pode ser utilizada para repaginar o local, mantendo suas características originais. Na maioria das vezes sai mais barato recorrer ao retrofit do que substituir por completo alguns itens do ambiente.

Se as portas e janelas precisariam ser trocadas, que tal aplicar o revestimento vinílico e dar uma cara nova no ambiente? O mesmo pode ser feito nos armários, piso, teto, móveis e até na parede – iniciativa que gera uma grande economia na hora de colocar na ponta do lápis o valor que seria investido na substituição total desses itens, não é?

cta_horizontal_plenejamento_projetos_arquitetonicos

Além disso, o retrofit favorece a sustentabilidade, já que nos projetos arquitetônicos podem ser utilizados materiais reciclados e tecnologias sustentáveis. A opção de envelopar os locais com materiais específicos e próprios para isso é uma excelente maneira de promover melhorias, sem gastar muito.

Ao fazer isso, você consegue mostrar para o cliente que contratar o serviço de arquitetura não é tão inviável quanto parece. Além do mais, ele pode sair ganhando ao pagar um preço justo e ter o trabalho realizado por um profissional.

Mostre para o cliente que um projeto arquitetônico não precisa ser tão caro e tão demorado quanto ele pensava. E que pode ser aquela ação que irá estimular os negócios ou criar um ambiente mais confortável.