arquitetura_corporativa.png

Ter os fornecedores certos para cada tipo de projeto traz uma facilidade e tanto no dia a dia. Em contrapartida, utilizar sempre as mesmas tecnologias e produtos acaba limitando a criatividade dos projetos.

 

Para ajudá-lo a ficar por dentro das tendências, reunimos as novidades dos setores de arquitetura hospitalar, hoteleira e corporativa.

Arquitetura hospitalar

Cada vez mais as instituições de saúde estão investindo em soluções arquitetônicas para humanizar o atendimento ao paciente. Na tentativa de aliviar o desconforto da condição de saúde do indivíduo internado, os hospitais estão criando ambientes que aproximem o paciente de uma residência.

Os quartos estão sendo decorados com guarda-roupa, cômoda e rouparia de cama e banho que remetam à rotina doméstica e torne a experiência do paciente mais positiva no local.

A mobília também tem sido pensada para garantir a higiene e evitar riscos de contaminação. Nesse sentido, a preferência é pelo revestimento vinílico, conhecido por ser de fácil aplicação em cantos arredondados e muito utilizado nos quartos, sala de espera e de procedimentos, já que não tem cheiro e não inutiliza o ambiente por muito tempo. A escolha pelas cores claras ainda prevalece.

Para evitar o uso excessivo do ar condicionado e conter o calor dentro do ambiente, os hospitais também estão optando pelo uso das películas de proteção solar, que chegam a reduzir até 7 graus centígrados.

cta_horizontal_plenejamento_projetos_arquitetonicos

Arquitetura hoteleira

Mais do que luxo e glamour, os hóspedes de hotéis estão em busca de ambientes funcionais, criativos e de bom gosto. A iluminação natural e a presença de natureza são características que vem sendo utilizadas pelas redes hoteleiras.

O conceito de sustentabilidade também é muito explorado. Com isso, materiais como madeira de demolição, por exemplo, estão decorando cada vez mais os ambientes hoteleiros. Uma alternativa, com custo mais baixo e efeito visual encantador, é a utilização de revestimentos que remetem à madeira. Nos projetos de retrofit, os hotéis já estão adotando essa prática, o que facilita, inclusive, a limpeza diária.

Arquitetura corporativa

Ambientes versáteis, clean e sofisticados é o que marca as tendências arquitetônicas dos escritórios. Os padrões geométricos, a luz ambiente e o estilo industrial, com tubulações aparentes e uso de materiais rústicos, são as referências das corporações do século XXI. Além de beleza, os ambientes corporativos estão sendo planejados para oferecer mais funcionalidades ao dia a dia do funcionário.

Coloque em prática novas ideias e crie projetos inovadores para os clientes.

Leia também: 4 dicas para não extrapolar o custo do projeto arquitetônico