custo_projeto_arquitetonico.png

Projeto aprovado, obra a todo vapor e à medida que o cliente se encanta com os primeiros resultados, começa a fazer novas solicitações e acaba por alterar o projeto inicial, o que aumenta o custo do projeto e desgasta o relacionamento com o fornecedor – que precisa refazer constantemente os materiais.

A cena é familiar para você?

Então veja quatro dicas importantes para gerenciar o projeto arquitetônico, alinhar a comunicação com o fornecedor e evitar que o orçamento “estoure”.

1. Planeje o passo a passo do projeto

Coloque no papel todas as etapas do projeto arquitetônico e alinhe com o cliente o cronograma. Especifique os materiais que serão usados, cores, tamanhos, especificações técnicas para que não fique nenhuma dúvida. Explique também que as alterações demandadas vão impactar no cumprimento do prazo de entrega e podem, inclusive, encarecer a obra.

2.  Ofereça opções de materiais nacionais

Para evitar que o orçamento extrapole o plano original, é importante alinhar com o cliente que a aquisição demasiada de produtos importados infla o custo da obra e ainda pode trazer dificuldade na substituição, em caso de manutenção. Se mesmo assim a escolha for pelos produtos internacionais, oriente que seja comprado itens a mais – isso facilita no processo de troca e reduz custos futuros. Não esqueça de colocar no planejamento o tempo de importação dos produtos.

cta_horizontal_plenejamento_projetos_arquitetonicos

3. Brife o fornecedor

Dedique um tempo na elaboração do briefing e alinhamento de cronograma de entrega com o fornecedor. Especifique as cores e tipos de materiais que deseja utilizar. Entenda quanto tempo o fornecedor precisa para executar cada etapa e respeite seu prazo. Quanto mais alinhado estiver esse processo, maior é chance de evitar refações.

4. Invista no processo de vistoria técnica

Se no seu projeto você considerou a utilização de determinados materiais de arquitetura, mas o cliente trouxe uma ideia inovadora de revestimento que viu na revista, por exemplo, converse com o fornecedor e solicite uma vistoria técnica. Esse processo é importante para que o especialista no produto possa verificar se o ambiente está apto a receber o material. Só ele é capaz de fazer essa análise.  

Considere esses pontos para gerenciar com sucesso o custo e a execução do seu projeto arquitetônico.