seguranca_projeto_arquitetonico.jpg

Ao planejar um projeto de retrofit ou uma reforma, muitas variáveis devem ser levadas em consideração pelo arquiteto para o sucesso total da obra. Uma das mais importantes está relacionada com a segurança no local de trabalho.

Para evitar possíveis erros, desde a concepção do projeto arquitetônico deve-se pensar em todos os detalhes para que nada saia errado.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), por meio da NBR 6492 (*1), determina quais são as condições exigidas para a representação gráfica do projeto de arquitetura.

Esse passo inicial é fundamental para que ocorra a boa compressão do conteúdo por todos os envolvidos, o que sem dúvida contribui para diminuir a possibilidade de falhas e possíveis mal-entendidos.

Mais segurança, por favor!

Outro item que deve ser planejado minuciosamente é em relação aos cuidados com a segurança dos funcionários durante a execução do projeto, principalmente, na utilização de andaimes, elevadores e redes de proteção para ocasiões de reparos, pinturas, manutenção e etc.

Nesse ponto, a NR 18 (*2), norma de segurança e saúde do trabalho na construção civil é fundamental.

Por meio dela, fica proibido, por exemplo, o uso do elevador a cabo com freio de emergência (tipo flutuante) por ser o dispositivo mecânico comprovadamente inseguro. A regra obriga a sua substituição pelos elevadores de obras com sistema eletromecânico para o acionamento do freio, muito mais eficiente em situações de emergência. A apresentação do laudo de capacitação técnica do equipamento, emitido por empresa legalmente certificada também é necessária.

cta_horizontal_plenejamento_projetos_arquitetonicos

Outra medida importante diz respeito à instalação de ganchos nas fachadas das edificações para que possam sustentar os andaimes e cabos de segurança, visando a proteção individual do trabalhador. A norma determina que o dispositivo deve estar disposto em todo o perímetro da construção e que seja capaz de suportar 1.200 quilogramas-força e ainda deve ser feito de aço inoxidável ou material de características equivalentes. A norma vale também para edificações já existentes. 

Além disso, não se deve esquecer de insistir para que os trabalhadores utilizem os EPIs (equipamentos de proteção individual). O uso de óculos, cinto, bota e luva, por exemplo, são essenciais para evitar acidentes.

Esteja sempre em alinhamento com as normas de segurança no seu projeto arquitetônico. Todo cuidado é válido para prevenir acidentes desnecessários.

 

1. https://docente.ifrn.edu.br/albertojunior/disciplinas/nbr-6492-representacao-de-projetos-de-arquitetura

2. http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr18.htm#18.15._Andaimes