escritorio_luz_solar.jpg

A ameaça de escassez dos recursos naturais do planeta é um dos importantes impulsionadores da arquitetura sustentável. Na tentativa de buscar soluções que não agridam o meio ambiente, os profissionais da área têm o constante desafio de buscar inovações em materiais para arquitetura que garantam beleza, praticidade e sustentabilidade ao projeto.Entretanto, para que um projeto arquitetônico seja de fato sustentável ele precisa ser desenvolvido com a inclusão de práticas que possibilitem mais eficiência energética e menos consumo de água.

Releitura do ambiente

No mundo corporativo, muitas organizações, por exemplo, têm a necessidade de desenvolverem novos projetos arquitetônicos devido às mudanças na identidade visual da marca. Quando isso acontece e dado às práticas ambientais do momento, o cliente, geralmente, quer que seu escritório seja planejado de acordo com as práticas sustentáveis de mercado. New Call-to-action

Uma das alternativas que vem sendo utilizada para promover a redução do consumo de energia é a utilização de fachadas de vidros ou outras soluções que permitam a iluminação natural no ambiente. Num escritório desenvolvido com este conceito, por exemplo, durante boa parte do dia, os funcionários conseguem trabalhar sem a necessidade de acender as luzes ou mesmo ligar o ar condicionado.

Em Nova Iorque, a Torre Hearst (1), foi considerada o primeiro arranha-céu a obter o Gold LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Com a estrutura em aço inoxidável – formada por diagonais que configuram volumes triangulares nas fachadas – a entrada de luz nas salas foi favorecida, permitindo a economia de cerca de 2 mil toneladas de aço estrutural. Aliás, a água da chuva coletada na cobertura do prédio é usada para irrigar jardins, abastecer fontes e o sistema de refrigeração. O prédio consome cerca de 25% a menos de energia se comparado aos similares.

Inovação no uso dos materiais para arquitetura

Outra solução para evitar o desmatamento e garantir a preservação da natureza é a utilização de materiais para arquitetura que “imitem” o original. É o caso do revestimento de madeira aplicado em móveis, paredes, painéis e até mesmo no piso. Além de garantir charme, beleza e elegância ao ambiente ainda são opções sustentáveis.

E as ideias só melhoram. Para substituir as paredes e demais estruturas de drywall uma alternativa é a utilização dos painéis StormWall (2), que reduzem mais de três vezes a absorção da quantidade de CO2 emitida na cadeia de produção. cta_horizontal_plenejamento_projetos_arquitetonicos

No entanto, ainda temos muito a evoluir no que se refere à elaboração de projetos arquitetônicos sustentáveis. Para mais obras sustentáveis é preciso deixar de lado somente o aspecto cosmético da causa e planejar medidas viáveis para preservar o meio ambiente.

Fonte 1: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/133/artigo286492-3.aspx

Fonte 2: http://zummprojetos.blogspot.com.br/2015/05/paineis-stormwall.html