vistoria_tecnica.jpg

Um dos problemas mais desagradáveis enfrentados pelos arquitetos é quando surgem contratempos no momento da execução dos projetos arquitetônicos. Isso pode acontecer ao identificar que os dados das medidas reais não batem com as apontadas no projeto ou ainda quando você tem um plano de reforma para um banheiro, por exemplo, mas na “hora H” descobre que o encanamento não permite fazer a construção.Tem também o caso clássico do cliente se encantar por um determinado revestimento para o piso da sala, mas no momento da instalação descobre que, por conta da coluna de sustentação do edifício, sua aplicação ficará inviável. Você já deve ter passado por situações desse tipo, certo?

Seja lá qual for a causa da falha no projeto arquitetônico, esse tipo de situação é campeã nos atrasos e refações.

Colocando a teoria em prática

Para evitar esse cenário, que acaba encarecendo a obra e colocando em prova à credibilidade do profissional, é essencial visitar o local onde será feito o retrofit para verificar se a estrutura condiz com a planta. Converse com o síndico ou outras pessoas que conheçam a estrutura do local e verifique todas as informações possíveis.

Outra medida que não pode ser esquecida é solicitar ao fornecedor escolhido que faça uma vistoria técnica na obra e avalie se há condições reais de instalar o produto.

cta_horizontal_plenejamento_projetos_arquitetonicos

Por que isso é importante?

Simples. Alguns tipos de revestimentos vinílicos, como o DI-NOC, por exemplo, embora possam ser aplicados em praticamente todos os tipos de superfícies só terão o resultado esperado se o fornecedor avaliar com precisão o local e declarar que ele está apto a receber o material. Em alguns casos, pode ser necessário fazer algum tipo de ajuste no ambiente para que o efeito final seja surpreendente.

Quando o arquiteto, ou o fornecedor, optam por pular a etapa da vistoria técnica, com certeza, está colocando em risco seu projeto arquitetônico.

A melhor maneira de evitar problemas e garantir o sucesso da obra é deixando as informações claras e alinhadas entre todos os envolvidos. Quantos mais dados e detalhes forem mapeados e inseridos no projeto maior a chance de um projeto de retrofit dos sonhos.