P2_-_Post_13_-_Top_Supply.jpg

Quando você entra num ambiente totalmente branco logo tem a sensação de estar num quarto de hospital? Se a sua resposta foi positiva, está na hora de rever seus conceitos.

Isso porque, nos últimos anos, a arquitetura hospitalar vem sendo planejada para aumentar a sensação de bem-estar e acolhimento aos pacientes e oferecer um local de trabalho agradável para os funcionários.

Com isso, espaços totalmente brancos, impessoais e sóbrios praticamente não existem mais. O que vemos hoje em dia são paredes em tons neutros, porém aconchegantes, e a aplicação de revestimentos que imitam fórmica ou outros tipos de materiais, proporcionando a sensação de um ambiente mais próximo à residência.

Porém, quando se fala em reforma ou retrofit no ambiente hospitalar, um grande desafio é a execução do projeto arquitetônico. Afinal, não existe a possibilidade de esvaziar o local para realizar o trabalho. A obra nestes espaços geralmente acontece com o enfermo e o acompanhante presentes – o que exige muito planejamento e soluções diferenciadas para não incomodá-los e ainda garantir um bom resultado final.

 

cta_horizontal_plenejamento_projetos_arquitetonicos

 

Tecnologia e criatividade

Um material que vem sendo muito utilizado na arquitetura hospitalar por conta do excelente custo benefício é o revestimento vinílico DI-NOC. Por ele ser antibacteriano e de fácil colocação é uma solução sob medida para este tipo de ambiente.

Além disso, a sua aplicabilidade é vasta, o que o torna ainda mais interessante. Ou seja, ele pode ser usado dentro dos leitos hospitalares em substituição à tradicional pintura (o que não provoca cheiro forte no local, pois a secagem é muito rápida) como até mesmo no lobby, em móveis e mesas, por exemplo.

Existem versões do DI-NOC que imitam madeira, formica e outros tipos de revestimentos, permitindo a escolha que mais se enquadra com a necessidade do local.

Outra vantagem do revestimento vinílico é a fácil e eficiente aplicação em curvas e alta durabilidade do produto. Ou seja, se ao transportar a maca pelo ambiente hospitalar ela bater no batente, dificilmente, o local será danificado. A manutenção diária do produto também é muito simples. Basta utilizar um pano úmido com água e sabão neutro para fazer a higienização.

Aliar um ambiente acolhedor e confortável aos cuidados da saúde do paciente exige cuidado e investimento em soluções inovadores.