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Há alguns anos, o mercado de fusões e aquisições (M&A) está aquecido. Segundo dados apresentados pela Bloomberg, os compradores investiram US$ 3,8 trilhões em 2015, maior valor da história.

Uma pesquisa realizada pela Ernest&Young apontou que quase 60% dos executivos entrevistados esperam realizar aquisições nos próximos 12 meses. Os segmentos de saúde, finanças, mineração e aço são os que mais registraram fusões nos últimos meses, de acordo com o estudo. OK, mas o que isso tem a ver com arquitetura?

Mudança de identidade visual da empresa envolve arquitetura corporativa

Quando uma empresa é comprada por outra, naturalmente, deve-se criar uma identidade de marca única. Por exemplo, no caso da aquisição do ABN Amro Real pelo Santander, uma das maiores realizadas na área financeira, a marca Real deixou de existir após alguns anos.

Ou seja, do dia para a noite todas as agência do Real precisaram ficar com a cara do Santander.

Mas como fazer um redesign de ambiente interno rapidamente?

Uma das maneiras mais eficientes de personalizar o local, considerando a nova identidade visual, é por meio do retrofit.

A opção do retrofit em vez da reforma é uma decisão que garante mais rapidez na implementação do projeto. Essa técnica é muito usada nos casos que o ambiente não pode ficar inutilizado por muito tempo e a prioridade é manter os aspectos originais do local.

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Vale a pena?

A essa altura você deve estar se perguntando se é viável economicamente realizar um projeto de retrofit em caso de fusão e aquisição, já que, normalmente, estão em jogo um grande número de estabelecimentos.

A resposta é sim.  

Isso porque neste tipo de projeto arquitetonico, geralmente, não é necessário investir na compra de novos materiais para substituir os que já existem no ambiente. Ao invés disso, pode-se promover melhorias no local e garantir uma excelente usabilidade, mantendo a nova característica.

Por exemplo, você pode optar pelo uso de revestimentos nas paredes internas e externas e até mesmo do elevador e de móveis.

A arquitetura corporativa está em constante evolução. Informe-se sobre o que há de novo no mercado e garanta mais assertiva no projeto.