dimensionamento_do_ar_condicionado.png

Você está utilizando o ar condicionado da maneira certa no seu ambiente de trabalho? Em nosso blog, já vimos que muitos problemas de conforto térmico podem ter sua causa originada no mau dimensionamento do ar condicionado.

A temperatura no ambiente de trabalho desregulada é um dos problemas que influenciam diretamente a produtividade da equipe.

De acordo com a ciência, quando ocorre o desequilíbrio de temperatura do organismo, o corpo trabalha na tentativa de, naturalmente, adequar a temperatura corporal ao ambiente.

Esse processo demanda grande utilização de energia pelo organismo humano, o que pode afetar, inclusive, a capacidade de concentração, raciocínio e análise na execução das tarefas, além de aumentar a possibilidade de desencadeamento de problemas respiratórios e alérgicos. Essa última situação pode ocasionar o afastamento do profissional.

Segundo uma pesquisa realizada pela CareerBuilder para avaliar a influência da temperatura do ambiente na produtividade do profissional, 53% dos trabalhadores entrevistados disseram que são menos produtivos em locais muito frios e 71% ressaltaram que produzem menos em espaços muito quentes.

Além de tudo isso, o mau dimensionamento do ar condicionado também provoca o aumento no consumo de energia elétrica.   

New Call-to-action

Entenda o que pode estar acontecendo

Se foi feito o cálculo de carga térmica errado no ambiente, provavelmente, o ar condicionado está operando com sub ou superdimensionamento.

Na primeira situação, a capacidade de refrigeração do aparelho não é suficiente (o número de BTUs é menor do que o necessário). Com isso, o consumo de energia elétrica fica alto, já que demanda mais esforço para refrigeração e o ambiente continua quente.

Já o superdimensionamento acontece quando o número de BTUs do aparelho é superior ao necessário. Assim, o equipamento funciona com capacidade menor, porém trabalha com maior potência e consome grande quantidade de energia, sem necessidade.

Além disso, a dificuldade em manter a temperatura adequada pode estar relacionada à falta de manutenção correta do equipamento. De acordo com os fabricantes de ar condicionado, o ideal é que a limpeza rotineira do filtro de ar seja realizada pelo menos uma vez por mês. A manutenção preventiva deve ser anual e feita por uma empresa especializada.  

Vale consultar o manual do equipamento para verificar a maneira indicada de limpar cada modelo, sem comprometer sua usabilidade.

Avalie o que pode estar comprometendo o bom funcionamento do aparelho de ar condicionado da sua empresa e tome as medidas mais coerentes para reduzir o consumo de energia elétrica e garantir a temperatura agradável no ambiente.