Topsupply_conforto_termico_1.jpg

Um dilema comum vivido por quem trabalha em escritórios é em relação à temperatura no ambiente. Seja no verão ou no inverno, normalmente, homens e mulheres estão em constante duelo para controlar o nível do ar condicionado em busca de mais conforto térmico.

O problema piora quando o local possui um painel de vidro próximo às estações de trabalho, o que acaba propiciando maior incidência solar e aquecimento no ambiente.

Quanto mais vidros forem utilizados na composição do ambiente, maior será a elevação da temperatura, já que a entrada de luz solar também permite a entrada de calor. Além disso, essa entrada de luz também contribui para o desbotamento das cores dos móveis, pisos e tecidos.

Segundo a norma regulamentadora 17 do Ministério do Trabalho NR17 -, a temperatura ideal de locais onde são executadas atividades intelectuais tais como laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento, análise de projetos, entre outros, deve ficar entre 20 e 23 graus centígrados, com umidade relativa inferior a 40%.

Evite alternativas pouco eficientes

Regular a temperatura do ar condicionado nem sempre é a melhor opção para resolver o problema. Ao contrário, o uso exagerado e irregular deste equipamento aumenta o consumo de energia elétrica, provocando um custo maior da conta de luz e encarecendo o orçamento.

Além disso, a utilização do aparelho pode comprometer a saúde da equipe, principalmente, quando a limpeza não é feita de forma correta.

Outra alternativa comum de ser utilizada na tentativa de amenizar o calor do ambiente é o investimento na instalação de cortinas e persianas. Vale lembrar que esta é uma saída que apenas promove o sombreamento do local, não sendo a melhor alternativa para barrar a entrada de energia solar.

Desta forma, o sol continua atravessando o vidro e a tendência é de formação do efeito estufa, por conta do calor acumulado no ambiente.

Acerte na solução

Para proporcionar o conforto térmico ao ambiente, uma solução mais eficiente é o uso de películas de controle solar nos vidros. Confira quatro importantes benefícios com o uso deste material:

  • Economia de energia: reduz os custos com ar-condicionado, já que bloqueia parte dos raios solares que entram no ambiente, contribuindo para manter uma temperatura mais baixa;
  • Redução do desbotamento: bloqueia até 99,9% dos raios UV prejudiciais, diminuindo o desbotamento dos móveis e tapetes;
  • Controle da luz solar: melhora o conforto térmico e mantém uma temperatura consistente em todos os ambientes;
  • Redução do brilho: diminui o reflexo da luz solar para a visualização dos monitores de TVs e computadores.

New Call-to-action