arquitetura_sustentavel.jpgJá há algum tempo, o Brasil vem despertando para a importância da sustentabilidade como meio de proteger os recursos naturais e aumentar a qualidade de vida. Os problemas recentes com a crise de abastecimento de água e de energia também acentuaram a preocupação da população e dos profissionais, principalmente da área de construção civil, pelo desenvolvimento de projetos arquitetônicos que não agridam o meio ambiente.Se você é arquiteto sabe que, cada vez mais, as obras estão sendo planejadas para evitar desperdício de água e energia e realizar o descarte correto de resíduos. Outro ponto importante é a utilização de materiais ecologicamente corretos e que não contribuam para a emissão excessiva de gases que provocam o efeito estufa.

New Call-to-action

Segundo dados do Green Building Council (GBC) Brasil, os edifícios sustentáveis reduzem em 30% o consumo de energia e em 50% o consumo de água.

Do conceito à prática

As certificações ambientais são uma excelente maneira de garantir que os produtos e fornecedores contratados realmente aplicam na prática os conceitos de sustentabilidade na construção civil.

No Brasil, as certificações Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), Aqua (Alta Qualidade Ambiental), Sustentax e Procel Edifica são as mais reconhecidas pelo mercado.

Conheça mais sobre cada uma.

Certificação Leed

Aplicada pela USGC (United States Green Building Council), a Leed leva em consideração o impacto gerado ao meio ambiente por conta dos processos relacionados ao edifício (projeto, construção e operação). Para incentivar a construção verde, o governo brasileiro oferece incentivos e benefícios para as empresas que possuem o selo.

Essa certificação pontua as organizações de acordo com as soluções apresentadas nas sete categorias propostas (espaço sustentável, localização entorno, eficiência no uso de água e energia, qualidade do ar, uso de materiais, qualidade ambiental interna, inovação e processo).

Aqua

Implantado pela Fundação Vanzolini, a certificação Aqua tem o objetivo de avaliar a qualidade ambiental de uma construção ou reabilitação. Em cada uma das etapas, o empreendimento passa por uma auditoria e recebe certificação por fase (concepção, realização e operação).

Selo Sustentax

Tem como principal foco identificar e atestar a qualidade ambiental de produtos e serviços prestados pelas incorporadoras e construtoras. Para isso, avalia a conformidade dos materiais utilizados em obras e o comprometimento com as práticas socioambientais.

Procel Edifica

Trata-se de um subprograma do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica do Governo Federal. O propósito é promover a eficiência energética nas edificações brasileiras. O programa avalia três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar. Este programa gera uma etiquetagem e não propriamente um selo.

New Call-to-action

As certificações ambientais são a maneira mais eficiente e segura de atestar que as empresas estão trabalhando com materiais e princípios sustentáveis.

Fique de olho nos selos conquistados pelos seus fornecedores e garanta a conformidade sustentável do seu projeto.