arquitetura_sustentavel-1.jpg

A arquitetura sustentável refere-se ao desenvolvimento de um projeto que cause o menor impacto possível ao meio ambiente, com baixo custo e maior eficiência.

Para colocar em prática os projetos sustentáveis é preciso planejar a obra levando em consideração fatores importantes como o correto descarte de resíduos, os materiais sustentáveis que serão usados para diminuir o consumo de água e energia e ainda traçar planos para preservar o entorno da construção.

Projetos sustentáveis são viáveis economicamente

Segundo a ANAB Brasil (Associação Nacional de Arquitetura Sustentável), a cada US$ 1 investido na construção de edifícios sustentáveis, recupera-se US$ 15 em até 20 anos. Os empreendimentos que usam sistema de aquecimento solar, por exemplo, recuperam o investimento após um ano. Já os que empregam o sistema de reuso de água podem gerar economia de 35%.

Planejar o projeto arquitetônico já contemplando as medidas sustentáveis que serão utilizadas na obra é um importante fator para tornar o custo final mais baixo. Porém, em obras prontas, também é possível adotar soluções ecologicamente corretas para preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida.

New Call-to-action

Elaborando um projeto sustentável de acordo com o budget

A melhor forma de elaborar um projeto sustentável que caiba no orçamento é priorizar os materiais que serão usados na construção ou reforma.

Hoje em dia, com a reciclagem dos materiais é possível criar opções criativas e sustentáveis que agradam todos os gostos. Pode-se, por exemplo, usar pneus, garrafas pets, madeira de demolição, pallets, entre outros, para tornar a obra mais eficiente e charmosa.

O uso de películas solares também é uma excelente opção para reduzir a incidência do calor e diminuir a temperatura média do local. Além de permitirem a iluminação natural ao ambiente, as películas ainda possibilitam a redução do uso do ar condicionado e do consumo de energia elétrica. Também são uma ótima alternativa às cortinas, que somente provocam o efeito de sombreamento, mas não bloqueiam a entrada de calor. Devido ao uso de cortinas, muitas vezes é necessário manter as luzes acesas durante o dia, já que quantidade de iluminação natural é reduzida.

Deixei seu projeto arquitetônico mais sustentável e viável economicamente ao colocar em prática medidas simples e optar pelos materiais mais adequados.

New Call-to-action