temperatura_no_trabalho-1.jpgA legislação trabalhista é uma das maiores preocupações das empresas para garantir e proteger os direitos dos funcionários e da própria corporação. A norma regulamentadora NR 17 (1) é uma prova disso. Trata-se de um exemplo de regulamentação que exige a aplicação de condições de trabalho adequadas no ambiente, ocasionando conforto e segurança para a realização das atividades.

Conforto! É isso mesmo que você leu. Para que um colaborador seja produtivo e eficiente, ele precisa ter boas condições de trabalho.

Conforto no ambiente de trabalho: o que isso significa?

Simples. Os equipamentos utilizados para executar as funções diárias de quem trabalha num escritório, por exemplo, devem ser adaptados às características físicas e psicofisiológicas dos trabalhadores e à natureza do trabalho que será realizado.

Por exemplo, se o indivíduo passa o dia na frente do computador, ele possivelmente precisará de apoio para os pés, para os braços, uma cadeira confortável e iluminação adequada para conseguir realizar a leitura sem prejudicar a saúde dos olhos. É necessário preparar uma estrutura que garanta seu conforto ergonômico e impeça o surgimento de problemas de saúde por conta da falta de acomodação necessária.

New Call-to-action

Já para os profissionais que trabalham com máquinas pesadas, uma medida da NR 17 para evitar acidente de trabalho, é que os equipamentos eletrônicos possuam dispositivos de partida e parada, para que os trabalhadores possam desligar rapidamente em caso de risco.

Além disso, as manutenções, limpeza e adaptações devem ocorrem com as máquinas desligadas a menos se o movimento for indispensável para atingir o objetivo, o que está previsto também no artigo 185 da CLT.

De olho na temperatura no ambiente de trabalho

E essas não são as únicas exigências da NR 17. Um outro ponto importante exigido pela norma é que nos locais onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constante, tais como salas de controle, laboratórios, escritórios, salsas de desenvolvimento ou análise de projetos, entre outros, tenham uma condição adequada de conforto térmico.

Dessa forma, o ideal é que a temperatura do ambiente fique entre 20 e 23 graus centígrados e que a umidade relativa do ar não seja inferior a 40%.

Será que é o fim da eterna guerra pela temperatura do ar condicionado?

Atender à exigência da NR 17 pode ser o primeiro passo para aumentar o conforto térmico no ambiente de trabalho. Uma opção de material que pode ajudar a controlar a temperatura no local é a película de proteção solar

Leia mais no post NR 17 e o conforto térmico: como encontrar a temperatura ideal, como usar a película corretamente para equilibrar o calor e adeque sua empresa para proporcionar mais conforto e, consequentemente, aumentar a produtividade da equipe.

Fonte 1: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr17.htm