iluminacao_natural.jpg

Com a constante elevação das temperaturas climáticas e preços mais acessíveis dos aparelhos de ar-condicionado, a perspectiva é que até o final deste século, o total de lares com este equipamento salte de 13% para 70%, segundo uma pesquisa divulgada na revista da Academia Americana de Ciências (PNAS).

Para o meio ambiente essa informação é um grande sinal de alerta. Os aparelhos refrigeradores e condicionadores de ar liberam o hidrofluorcarbonos (HFC), gás mais potente que o dióxido de carbono (CO2), que contribuiu para a aceleração do efeito estufa na atmosfera e à agressão da camada de ozônio.

Exagerar no seu uso pode trazer impactos negativos para o meio ambiente e ainda comprometer a saúde das pessoas, principalmente se não for realizada a manutenção correta do filtro de ar.

Como diminuir o consumo do ar condicionado?

O primeiro passo é adotar medidas para o uso consciente do ar condicionado.

Se a fachada do prédio for de vidro, por exemplo, a incidência solar no ambiente é grande, o que, consequentemente, aumenta a sensação de calor.

Nesse sentido, a película de proteção solar costuma ser uma boa opção para reduzir o aquecimento interno e diminuir o uso do ar condicionado.

Em alguns casos, ela chega a diminuir em até 7 graus centígrados o calor e, como bloqueiam 99,9% dos raios UV e 97% dos raios infravermelhos ainda protegem os móveis, carpetes e cortinas do local, evitando o desbotamento dos mesmos.

Outra vantagem desse produto é garantir a alta luminosidade no ambiente, possibilitando ficar parte do dia sem acender as luzes– o que impacta significativamente no consumo de energia elétrica.

Segundo os dados da fabricante 3M, este produto chega a proporcionar uma economia de energia de até uma tonelada de ar para cada 9,3m² de vidros expostos ao sol.

 

New Call-to-action

Benefícios também nos dias frios

As vantagens da película de proteção solar podem ser observadas durante todo o ano. No inverno, por exemplo, tendemos a descuidar mais da proteção solar já que não sentimos tanto o sol. Esse é um engano que pode custar caro, já que, mesmo com a temperatura mais baixa, ainda recebemos a incidência dos raios UVs. Em excesso, além de prejudicar a saúde, os raios UVs contribuem para o desbotamento dos móveis, tecidos, pisos, etc.

Além disso, nas estações mais secas, como o outono e o inverno, é comum que os locais fiquem fechados, provocando a incidência de vírus e o aumento no caso de gripes e resfriados, principalmente com a utilização dos aquecedores e umidificadores.

Como a película funciona como um isolante térmico, ela mantém o clima agradável no ambiente, reduzindo a necessidade de uso de alternativas elétricas.

Buscar medidas sustentáveis para reduzir o gasto com energia elétrica e proporcionar o conforto térmico são soluções inteligentes e necessárias para o bem do planeta, do orçamento financeiro da sua empresa e também da saúde das pessoas.