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Além de projetar todos os detalhes da obra como planta, documentação, tipos de materiais, acabamentos, móveis, iluminação, disposição de ambientes e etc, quando trata-se de um projeto arquitetônico de um escritório ou indústria, existe também uma preocupação com a saúde e bem-estar dos funcionários.

É por isso que cada vez mais o conceito de ergonomia no ambiente de trabalho vem sendo estudado e difundido. O assunto é tão sério que o Ministério do Trabalho criou a norma regulatória NR17, que determina quais são as condições ideais que devem ser seguidas pelas empresas para garantir um ambiente adequado aos colaboradores.

Entenda a ergonomia

De origem grega, o termo “ergon” significa trabalho e “nomos”, regras ou normas. Sendo assim, a ergonomia é entendida como uma ciência multidisciplinar que otimiza as condições de trabalho humano, por meio de métodos da tecnologia e do desenho industrial, de acordo com a Wikipedia.

Qualidade de vida no trabalho

O bem-estar do funcionário na empresa vai além da posição ocupada na mesa e cadeira, altura correta de apoio dos pés e braços, distância ideal do monitor, entre outras adaptações posturais.

Os problemas de conforto térmico, por exemplo, como incidência de sol, efeito estufa, alterações no ar condicionado e até mesmo os ruídos excessivos também caracterizam descumprimento das normas estabelecidas na NR 17.

Trabalhar num ambiente que possui a temperatura desconfortável e barulho excessivo impacta diretamente na produtividade do profissional e, consequentemente, na rentabilidade da empresa.

Dessa forma, é fundamental aplicar medidas corretivas para cumprir a lei. Algumas alternativas viáveis são fazer o dimensionamento correto do ar condicionado, calcular a carga térmica, rever a disposição das estações de trabalho e avaliar o melhor tipo de solução para equalizar a situação.

Por exemplo, se a necessidade da empresa for diminuir a incidência de calor e manter o ambiente iluminado, as películas de proteção solar podem ser a melhor alternativa.

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O que diz a legislação trabalhista

A NR 17 tem como objetivo estabelecer os parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

De acordo com a norma regulatória 17, a temperatura ideal de locais onde são executadas atividades intelectuais tais como laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento, análise de projetos, entre outros, deve ficar entre 20 e 23 graus centígrados, com umidade relativa inferior a 40%.

Além disso, a velocidade do ar não deve ser superior a 0,75m/s e a umidade relativa não deve ser inferior a 40%. Já quando se fala de ruídos, os índices devem seguir as condições estabelecidas na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO.

Ao proporcionar um ambiente de trabalho agradável, não apenas você aumenta a produtividade dos colaboradores, como também evita que a empresa receba processos trabalhistas por descumprimento das normas regulatórias. Busque soluções sob medida e aplique o conceito de ergonomia no ambiente de trabalho no seu projeto arquitetônico.