reduzir_custo_ar.jpg

O ano de 2016 começou e o cenário econômico ainda inspira cautela e foco na redução de despesas. Sendo assim, rever os custos internos é prioridade. O alto valor da energia elétrica vem motivando muitas empresas a buscarem alternativas para reduzir as tarifas, principalmente depois dos reajustes agressivos que foram registrados no ano passado.

O consumo do ar condicionado é um dos grandes vilões na conta de energia e nem sempre este recurso funciona de forma eficiente. É comum encontrar queixas de empresas que mesmo com o ambiente refrigerado continuam registrando calor excessivo.

A busca pelo conforto térmico e o melhor custo benefício

A boa notícia é que é possível encontrar uma saída com ótimo custo benefício para deixar o ambiente com uma temperatura mais agradável.

O uso de películas de proteção solar nos vidros é ideal para bloquear consideravelmente a entrada dos raios solares e, consequentemente, diminuir a temperatura do local.

O Instituto do Coração (Incor), um dos mais renomados centros hospitalares do país, é um exemplo de instituição que investiu no uso de películas protetoras para reduzir o consumo de energia elétrica.

A AES Eletropaulo, por meio do programa “Consumo mais inteligente”, solicitou a instalação de uma película protetora de luz solar na fachada envidraçada do Incor para reduzir o calor absorvido pelo prédio. Com isso, o sistema de ar condicionado passou a ser menos exigido, o que reduziu drasticamente o consumo de energia elétrica e beneficiou os pacientes, que puderam ter um melhor conforto térmico.

A película instalada no local chega a diminuir até 7°C a temperatura do ambiente e o nível de iluminação natural se mantém praticamente o mesmo.

Para saber a solução ideal para o seu ambiente é importante fazer o cálculo da carga térmica do ambiente, que resulta da soma de todas as formas de calor em um determinado local.

Pensar na temperatura ideal de um ambiente não apenas proporciona conforto a quem o frequenta mas também contribui para uma gestão mais eficaz dos recursos.

New Call-to-action