conforto_trmico.png

Projetar um ambiente empresarial que garanta conforto térmico e economia do consumo de energia elétrica é um desafio para os arquitetos. Se o prédio tiver muitas janelas de vidro, as estações de trabalho que ficam próximas da fachada podem ser impactadas pelo excesso de calor, o que eleva o consumo do ar condicionado.

 

Entretanto, é possível reduzir o uso do sistema de refrigeração interno com a aplicação das películas de proteção solar no ambiente.

Para entender as vantagens deste produto e a economia proporcionada na conta de luz, a fabricante 3M desenvolveu uma calculadora que permite analisar o impacto na redução do uso do ar condicionado.

Sistema de refrigeração ideal

Ao inserir na tabela informações como país, cidade, tipo de vidro utilizado, modelo de película a ser usada, custo da energia elétrica, andares do edifício, metragem do prédio, % de telhados com incidência de luz solar e a quantidade de janelas do local, a calculadora apresenta os índices de redução de calor obtidos e o que quanto essa economia representa ao longo dos anos.

Por que se preocupar com o conforto térmico?

O mau dimensionamento do ar condicionado no ambiente corporativo é um dos principais motivos de desentendimento entre as equipes. Um estudo realizado nos EUA pela empresa CareerBuilder apontou que um em cada cinco profissionais, ou seja 20%, já discutiu com um colega de trabalho sobre o escritório estar muito quente ou muito frio. Enquanto 18% disseram já ter mudado a temperatura ‘secretamente’ durante o inverno, sem ninguém visse.

Por isso, utilizar recursos que ajudem a buscar o conforto termico e fazer o calculo do ar condicionado são medidas essenciais para aumentar a produtividade da equipe e, também, reduzir o consumo de energia elétrica.

A aplicação das películas de proteção solar é uma solução viável e inteligente para personalizar seus projetos e agradar a todos em relação à temperatura do ambiente.

New Call-to-action