gestao_de_projetos_arquitetonicos.jpg

É natural que, ao planejar um projeto arquitetônico, você considere seus gostos e preferências. Isso está longe de ser ruim. Afinal é a sua marca e o que caracteriza seu diferencial no mercado.

Entretanto, também é fundamental levar em consideração a necessidade do cliente. Parece óbvio, né? Mas por incrível que pareça, nem sempre acontece dessa forma. 

Para oferecer o melhor custo benefício e não correr o risco de ignorar o problema do cliente, listamos quatro dicas valiosas.

1. Entenda as necessidades do cliente

Ouça e assimile todas as colocações do cliente. Normalmente, ele tem um problema a resolver e espera que você lhe traga a solução. Por isso, é importante estar atento a todos os relatos e deixar claro o que pode ser feito.

Ainda nesse ponto, é fundamental explicar para o cliente o que pode ser feito e o que não é possível por algum motivo (budget, espaço disponível, tipo do produto, etc.). Você é a fonte de informação do seu cliente e ele com certeza está contando com a sua expertise e o melhor conselho.

2. Avalie as alternativas que o mercado oferece

Não é exagero dizer que a cada mês surgem novos modelos de produtos e soluções voltadas para a área de construção e arquitetura. Quando o assunto é controle da temperatura no ambiente de trabalhotemperatura no ambiente de trabalho, por exemplo, é possível sugerir vários tipos de alternativas para resolver o problema. Porém, priorizar o custo benefício é um diferencial. Diante disso, pesquise e avalie tudo o que está disponível no mercado.

Ainda no exemplo da temperatura, para resolver o problema de conforto térmico no escritório, considere também a disposição das estações de trabalho e quantas pessoas e equipamentos ocuparão a sala. Só assim você conseguirá calcular a carga térmica e todas as emissões de calor e definir a melhor solução para o projeto.

3. Fique de olho nas tendências

Mantenha-se informado sobre as tendências e evolução da tecnologia. Visite feiras e eventos e estreite relacionamento com os distribuidores e fornecedores. Para aumentar o conforto termico, por exemplo, existem alternativas no mercado que ajudam a melhorar a eficiência energética e diminuir o custo com o uso do ar condicionado, por exemplo.

New Call-to-action

4. Busque a solução mais adequada

Surpreenda o cliente ao apresentar uma solução sob medida para o problema. No caso da necessidade de conter o calor excessivo do local, uma maneira eficiente de solucionar a situação é com a instalação das películas protetoras de calor ou vidros que já tenham algum material similar. Você também pode estudar alternativas para dimensionar corretamente o uso do ar condicionado ou ainda fazer um estudo de viabilidade da disposição das mesas.

O principal é entender o que o cliente espera do seu trabalho, alinhar expectativas e oferecer a solução com o melhor custo benefício para ele.