escritorio_moderno.jpg

A alta rotatividade de funcionários é um problema para muitas organizações. Quando se perde um profissional (principalmente se ele for um talento) junto com ele também vai embora parte do conhecimento e expertise do negócio. Até encontrar outro substituto, a equipe pode ficar sobrecarregada com o acúmulo de funções – o que diminui a produtividade e o comprometimento.Para tentar evitar esse tipo de situação, muitas empresas estão apostando também na criação de projetos arquitetonicos diferenciados.

Arquitetura corporativa para aumentar a produtividade

O fator salarial não é o único determinante para segurar um colaborador na empresa. Claro, todo mundo gosta de dinheiro no bolso, porém, cada vez mais, as pessoas estão em busca de aliar a qualidade de vida ao trabalho.

Desta forma, ter um ambiente corporativo agradável, confortável e moderno, com uma proposta inovadora, acaba contribuindo para que o profissional se identifique com a empresa.

Uma tendência arquitetônica que vem sendo notada neste contexto é a criação de projetos que utilizem o conceito FUNdsgn. Aqui, a ideia é agregar diversão ao ambiente de trabalho.

No escritório do Google em Tel Aviv (Israel), as escadas foram substituídas por tobogã. Já no Facebook, na Califórnia, os funcionários contam com uma área externa para andarem de skate, patins, bike e ainda têm à disposição uma mesa de som para animar o ambiente, segundo dados da Dezeen*.

New Call-to-action

Bem-estar e sustentabilidade

Se o seu ramo de negócio não permite ambientes tão inovadores como no caso do Google e do Facebook, uma outra alternativa, que também é cada vez tendência, é a criação de ambientes que valorizem a arquitetura sustentável.

Neste caso, muito tem se falado do estilo industrial, que prioriza o open space e a utilização de vidro para valorizar a entrada da luz natural e de materiais rústicos, como a madeira de demolição ou revestimentos que remetem à madeira, por exemplo.

Outra característica destes ambientes são as tubulações aparentes e as cores sóbrias. O layout open space é outra forma de proporcionar mais interação e proximidade entre os departamentos.

Para aumentar a produtividade da equipe é preciso planejar o ambiente de acordo com a função que será executada no local. No caso de um escritório de engenharia deve-se levar em consideração a integração com a equipe de arquitetura e com a área financeira, por exemplo. Esses tipos de cuidados são fundamentais para alinhar e agilizar as tomadas de decisões e aumentar a produtividade da equipe.

E você, o que vem fazendo de inovador nos seus projetos arquitetônicos?

*Fonte: http://www.dezeen.com/