Mais de 1/3 do dia de muitas pessoas é vivido diariamente dentro do escritório. Por isso, planejar a ergonomia no trabalho é um passo que deve ser muito bem planejado pelas corporações. No post Ergonomia no ambiente de trabalho: fique por dentro da legislação, abordamos o que diz a lei sobre esse assunto.Em linhas gerais, o bem-estar do funcionário na empresa vai além da posição ocupada na mesa e cadeira, como a altura correta de apoio dos pés e braços, distância ideal do monitor, entre outros.
Os problemas de conforto térmico como incidência de sol, efeito estufa e alterações na temperatura do ar condicionado – se não controlados- também caracterizam descumprimento das normas estabelecidas na NR17.
E os contratempos relacionados ao conforto térmico não param por aí. É comum presenciar desentendimento entre os colegas por conta da temperatura do ar. Para alguns sempre está gelado demais, enquanto outros juram que estão com calor excessivo.
Uma pesquisa realizada pela CareerBuilder, nos EUA, apontou que um em cada cinco profissionais, ou 20%, já discutiu com um colega de trabalho por conta da temperatura interna.
Em busca de mais produtividade
Já foi comprovado que o desequilíbrio do termostato interfere na produtividade do indivíduo. De acordo com a mesma pesquisa, 53% dos trabalhadores dizem que são menos produtivos quando trabalham em um local muito frio e 71% disseram que rendem menos em ambientes muito quente.
Diante deste cenário, podemos notar que buscar uma maneira de manter o clima agradável dentro do ambiente é uma medida necessária para potencializar o rendimento da equipe.
Pense nisso e pesquise alternativas com custo benefício viáveis para proporcionar boas condições de trabalho para a equipe.
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