NR17_ar_condicionado.png

Quem trabalha em escritórios, provavelmente, já presenciou reclamações dos colaboradores por conta da temperatura do ar condicionado. Quando o clima está agradável para uns, está congelante para outros e assim vai. O assunto é tão sério, que em alguns casos, evolui para discussões mais graves, comprometendo a produtividade e o relacionamento entre os colegas.

Agradar todo mundo nem sempre é possível. Entretanto, não é preciso chegar em situações extremistas para resolver esse problema. Basta adotar medidas práticas e eficientes para proporcionar o conforto térmico adequado, respeitando as exigências dos órgãos regulamentadores.

Qual a temperatura ideal?

Segundo a NR17, do Ministério do Trabalho, a temperatura do ambiente de trabalho onde são executadas atividades intelectuais como nos laboratórios, escritórios, sala de desenvolvimento e projetos deve ficar entre 20 e 23 graus centígrados, com umidade relativa inferior a 40%. Outra norma, a ISO 9241, estabelece que o ideal é manter a temperatura entre 20 e 24 graus no verão e 23 e 26 no inverno, com umidade relativa entre 40% e 80%.

O que causa essas variações bruscas de temperatura?

Você já deve ter passado pela seguinte situação: o ar condicionando marca 23 graus, mas o ambiente ainda permanece muito frio ou quente, dependendo da situação.

O que pode estar havendo?

Uma das causas que pode levar a esse tipo de situação é o mau dimensionamento do ar condicionamento. Se na hora da compra do equipamento foram ignoradas informações importantes como o tamanho do local em m², quantidade de equipamentos eletrônicos e de lâmpadas no ambiente, número de pessoas em cada sala e o período de incidência solar, com certeza, o espaço terá problemas de conforto térmico.

Além disso, se o escritório tem uma fachada de vidros com baías próximas das janelas, provavelmente, as pessoas que sentam próximas dessa área são mais atingidas pela incidência solar do que as que estão mais distantes, e com isso, sentem mais calor.

New Call-to-action

É possível solucionar esses casos?

Claro. O primeiro passo é calcular a carga térmica adequada do ambiente, o que pode ser feito por meio da fórmula:

Medida do ambiente (m²) x 600 BTUs/h (ambiente sem incidência de luz solar) x número de pessoas e de aparelhos eletrônicos = carga elétrica ideal

Chegando ao valor ideal, fica mais fácil descobrir a solução mais eficiente para cada caso. Além disso, o uso de películas de proteção solar para fachadas com muito vidro também pode ajudar. As películas mantém a claridade no ambiente, diminuem o calor e, consequentemente, reduzem o uso do ar condicionado.

Outras soluções para resolver o problema de temperatura no ambiente de trabalho consistem em checar com regularidade o sistema de ventilação e fazer a limpeza correta do equipamento de ar condicionado.

Analise todas as variáveis que estão relacionadas a esse tema e descubra a solução mais precisa para equilibrar a temperatura no local de trabalho.