top_supply.jpg

Mesmo com a alta do dólar, algumas vezes ainda vale a pena recorrer à importação de materiais para arquitetura para diferenciar seu projeto. Alguns revestimentos como a cerâmica, por exemplo, e até mesmo as ferragens e as estruturas metálicas acabam tendo preços altos no Brasil – o que pode aumentar o custo final da obra.

Entretanto, o processo de importação desses materiais não é tão simples, principalmente quando feito por alguém que não é especialista no tema. O arquiteto, por exemplo, não é um importador. E a falta de conhecimento na área pode trazer complicações para o projeto.

Por isso, para que a importação seja uma alternativa viável e vantajosa é necessário adotar alguns cuidados importantes.

Planeje minuciosamente o projeto

Em obras em que “time is of the essence”, como nos casos de retrofit, por exemplo, é fundamental fazer o planejamento do projeto arquitetônico corretamente.

O prazo de entrega dos importados costuma ser de 60 dias. Avalie se você terá esse tempo disponível. Do contrário, busque materiais de arquitetura que façam uma releitura do produto que seria importando. Hoje em dia, existem no mercado uma série de revestimentos de alta qualidade que imitam madeira, cerâmica, metal, entre outros.

cta_horizontal_plenejamento_projetos_arquitetonicos

Quantidade versus custo benefício

Esse é outro ponto que deve ser muito bem dimensionado para evitar gastos desnecessários. Embora o material de arquitetura escolhido possa ter um custo mais baixo no exterior, é preciso levar em consideração o valor de todas as taxas cobradas de importação para avaliar se realmente vale a pena fazer a compra.

Se você tem a necessidade de importar poucos itens, talvez não seja interessante financeiramente fazer a importação. Normalmente, o custo benefício compensa quando se tem escala. Na dúvida, peça o apoio de empresas que estão acostumadas a realizar esse tipo de trabalho e encontrem juntos a melhor opção para seu projeto arquitetônico.

Opte pela compra intermediada

Como falamos no começo do texto, na sua função de arquiteto você não precisa necessariamente ser especialista em importação. Se você não estiver habituado a realizar esse tipo de transação, provavelmente, terá problemas durante as etapas.

Delegar o processo de importação para uma empresa especializada em importar produtos é o melhor caminho para você não perder tempo e nem comprometer o sucesso do seu projeto.

A importação é uma estratégia válida e que deve ser considerada, dependendo da necessidade do seu projeto. Portanto, valorize a sua skill, que é criar projetos arquitetônicos fantásticos. Deixe que os demais especialistas se encarreguem do resto.